FRANCISCO LIBERATO PÓVOA FILHO (IÉ)


 

 

Nasceu em Dianópolis, em 27.08.45, filho de Francisco Liberato Póvoa e Regina Costa Ribeiro Póvoa. Cursou o Primeiro Grau no Ginásio João D’Abreu. Após concluir a 8ª Série, em 1961, mudou-se para Belo Horizonte, em janeiro de 1962, (juntamente com o José Liberato Póvoa e Onésimo Sepúlveda), para continuar os estudos. Foi aluno do Colégio Municipal de Belo Horizonte, onde concluiu o Curso Clássico (correspondente ao Ensino Médio). Graduou-se como Bacharel-Licenciado em Geociências, pelo Instituto de Geociências da Universidade de Minas Gerais e também estudou piano e violão.

Após concluir a Universidade, em 1970, retornou ao mesmo Colégio Municipal como professor. Em 1976 passou a integrar a Diretoria de uma das unidades educacionais do Colégio Municipal, tendo dirigido a Unidade Salgado Filho até 1992. Foi professor do CEFET – MG e colégios particulares. Em 1992 se aposentou no Sistema Municipal de Educação de Belo Horizonte, passando a dedicar-se à atividade de Consultoria e também ao sistema particular de ensino. Entre 1981 e 1988 exerceu o cargo de Superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais, paralelamente à atividade na área da educação.É autor e co-autor de oito livros de Geografia, para Ensino Fundamental e Ensino Médio e cinco livros na área de Gestão Educacional.

Desde 1998 exerce o cargo de Coordenador Geral do Sistema Logosófico de Educação,  que possui colégios em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Goiânia (GO),  Chapecó (SC), Rio de Janeiro (RJ). Em 2004 assumiu a Diretoria Geral do Colégio Logosófico de Belo Horizonte. É também integrante da Fundação Logosófica de Belo Horizonte, desde 12968. É  consultor em gestão educacional, tendo prestado serviços em projetos das Secretarias de Estado de Educação no Estado de Minas Gerais, do Maranhão, Rio Grande do Sul, Bahia, e do Estado do Amazonas. Através da Fundação João Pinheiro, do Governo de Minas, atuou como instrutor em treinamento para Secretários e Gerentes da Prefeitura de Belo Horizonte, em um projeto de gestão municipal (2006)

Tem na música o hobby principal. Gosta especialmente de violão e piano. Com diversas músicas compostas, teve 3 músicas infantis incluídas no CD “Ser Feliz”, lançado em 2003, pela Fundação Logosófica.

Casou-se em 1972 com Sônia Márcia Pena Póvoa, professora e designer de Interiores, natural de Belo Horizonte. Têm duas filhas: Francine Pena Póvoa de Melo Reis, administradora de empresas e professora universitária, casada com Roberts Vinicius de Melo Reis, também Administrador de Empresas e professor universitário, residentes em Belo Horizonte. A outra filha, Michelle Póvoa Dufour, é jornalista tendo passagens pela Rede TV, SBT e mais recentemente pela TV Globo (SP). Atualmente trabalha na TV Cultura, atuando no programa Planeta Cidade. É casada com o Administrador de Empresas, Patrick Dufour, profissional da área financeira, residindo em São Paulo (SP).

 

 

Volta para Curiosidades

Volta para Modinhas

Volta para Gente