INAUGURAÇÃO COLÉGIO JOÃO D'ABREU       


 

Texto original do manuscrito "Minha História" de Casimiro Costa

 

        Junho 23 de 1940 – Aqui cheguei em Dianópolis, vindo de Conceição, acompanhando o meu genro Coquelin Ayres e família às 4 horas da manhã o que fizemos a esta hora matinal para poupar a grande recepção de bota dentro que estava preparada para este dia ao meio dia como nos esperavam. O referido Coquelin veio a convite dos principais daqui para com seu cunhado Coquelin Costa abrirem um colégio cujo convite representado por uma comissão especial: Herculininha Póvoa , Josélia Leal, Maria Visina Rodrigues, João Joca Costa, Coquelin Costa e Osvaldo Póvoa que foram pessoalmente a sua fazenda Uberlândia, onde ali se achavam em preparativos de viagem para Arraias, para ali abrir um colégio a convite também dos principais dali diante do grande apelo e mais ainda a presença da comissão composta de senhores, parentes de verdadeira intimidade teve que ceder a vinda para aqui, pois como ele disse só mesmo um apelo pessoal de pessoas tão intimas o faria faltar a promessa de ir a Arraias.

            Depois das devidas festas de recepção e preparativos precisos foi no dia 15 de Julho instalado o Colégio ao qual o seu diretor deu o nome de Dr. João d´Abreu nome este de um ilustre filho do norte goiano e que por ele vem trabalhando como auxiliar do governo do Estado. No dia da instalação com o já crescido número de alunos matriculados e presença de muitas famílias, pessoas de destaque e autoridades locais, teve lugar a solene sessão inaugural no qual o diretor do colégio com sua conhecida competência, expôs as finalidades do mesmo, inclusive exposição do seu programa e estatuto estando tudo de acordo com as necessidades, possibilidades do meio e forma do ensino oficial.

            Foi dito ser o presidente de honra da sessão preparatória, Casimiro Costa e orador o competente Cel. Abílio Wolney.

            Terminada esta, depois de grande e variada apreciação feita pelo Cel. Abílio Wolney, sempre muito apreciada e apoiada foi passado a presidência ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, presidente oficial, o qual depois de, por sua judiciosa e consciente forma de julgar as coisas, apoiando com louvor as exposições com relação a fundação de tão útil estabelecimento de ensino, declarava se achar este instalado oficialmente a forma pela qual fizeram as devidas exposições ilustre de oradores.

 

Volta