Voltaire Wolney Aires


 

                    Voltaire Wolney Aires, filho varão da progênie de Zilmar Póvoa Aires e Irany Wolney Aires. Veio ao mundo às 5 horas do dia 25 de setembro de 1959, em vetusto e senhorial casarão do século XIX, de seu avô, coronel Abílio Wolney, em Dianópolis. Cursou o 1º grau no Colégio João d'Abreu, gerido pelas freiras espanholas da congregação das Escravas do Divino Coração; o 2º grau no Colégio Rio Branco, em Belo Horizonte-MG; no 3º grau é acadêmico de Direito da UNITINS, Palmas-TO.

                    Em 1987 publica sua primeira obra literária: "Mensagens e Poemas do Além", de cunho espiritualista; em 1990 vem à lume o livro "As Raízes e os Principais Eventos que Deram Origem a Dianópolis", um memorial histórico da cidade; em 1992 publica "Sertão Hostil", obra que retrata os costumes, a cultura e o folclore do homem interiorano; em 1996 lança sua maior obra "Abílio Wolney, Suas Glórias, Suas Dores!...", uma narrativa dramática, que culminou em guerrilha na cidade de Dianópolis, em 1919; em 2000 publica "Colégio João d'Abreu, Amor, História, Educação", um documentário histórico da Congregação de religiosas espanholas numa missão no interior do então Estado de Goiás, em meados do século passado.

                    Foi edil no pleito de 93/96, membro correspondente da Academia Gurupiense de Letras, colaborador do Jornal Tocantins e funcionário do Banco do Brasil. Residente e domiciliado na Qd. 403 Sul, QI-14, Lote 29, Alameda 25 - fone xx(63)216-1578.

                    Em novembro de 2001 foi eleito para a Academia Tocantinense de Letras.

Obras:

  1. Mensagens e Poemas do Além

  2. As Raízes e os Principais Eventos que Deram Origem a Dianópolis

  3. Sertão Hostil

  4. Abílio Wolney suas Glórias suas Dores.

  5. Colégio João d'Abreu, Amor, História, Educação

 

Volta