Tasso Casimiro Costa Jacobina

          


 

              Tasso Casimiro Costa Jacobina, nascido em Dianópolis-TO, a 24 de janeiro de 1934. Filho de Antônio Mariano Jacobina (de Angical-BA) e Carmenísia Costa Jacobina (de Conceição do Tocantins).

 

            Casado com a professora Elitete Schlang Alves Jacobina, de Salvador-BA. Pai da única filha Alessandra Alves Jacobina, formada em Letras.

            

            Foi o primeiro aluno e orador da primeira turma do Ginásio João d´Abreu, em dezembro de 1955.

 

            Em janeiro de 1956 foi para Salvador-BA, onde fez o segundo grau (antigo científico) no Colégio Estadual da Bahia, Faculdade de Odontologia pela Universidade Federal da Bahia formando-se em 18/12/1962 e fez curso para cantor quando da instalação da TV Itapuã em 1961, obtendo nota máxima. Como já estava no penúltimo ano da Faculdade, optou pela Odontologia, e canta apenas como hoby.

 

            E agora, depois de aposentado, está também se dedicando ao seu acordeom de 120 baixos que modestamente diz está conseguindo enganar as pessoas bondosas.

            

            Enquanto estudante em Salvador, foi funcionário da Caixa Econômica Federal, pedindo demissão em maio de 1963, quando foi recomeçar a vida em Brasília-DF, onde clinicou por 30 anos.

 

            Aprovado em concurso público para a Câmara dos Deputados onde tomou posse em 20/04/1965, aposentando-se no dia 05/03/1991.

 

            Voltou para Salvador, onde reside com a esposa.

 

Volta