Onésimo Sepúlveda da Silva


 

            Embora nascido em Floriano, no Estado do Piauí, em 25.7.43, filho de Valdemir Bispo e Silva e Maria da Cunha Sepúlveda (D.Didi), Onésimo passou toda a sua infância e adolescência em Dianópolis, para onde sua família se mudou, nos idos de 1950, cidade que adotou como sua segunda terra. Fez o Primeiro Grau no Ginásio João D’Abreu e transferiu-se para Belo Horizonte (juntamente com Zé Liberato e Francisco Liberato), para continuar os estudos.          

            Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais e fez Pós-Graduação em Sociologia, na Universidade de São Paulo..

Foi Secretário Municipal de Educação da cidade mineira de Divinópolis entre 1973 e 1976, tendo sido responsável pela estruturação daquela Secretaria.. Durante 10 anos atuou como Técnico em Pesquisa e Planejamento do Instituto João Pinheiro e como Consultor em Educação e Cultura para as Prefeituras de Ipatinga e Timóteo (MG). Em 1993, foi Secretário Adjunto da Educação de Belo Horizonte e em 1997 foi novamente convidado para o cargo de Secretário Municipal de Educação de Divinópolis. Foi ainda presidente da UNDIME-União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, desfrutando de grande reconhecimento e prestígio no meio educacional.

            Discreto, reservado, avesso a publicidade em torno de sua pessoa, é certo que muitos dianopolitanos não conhecem quem realmente foi Onésimo.

            Faleceu, vítima de atropelamento, em março de 1999, causando grande consternação no meio educacional em que viveu por tantos anos. Após seu falecimento, foram descobertas muitas anotações nas quais ele fala de sua infância, do Ginásio João D’Abreu  e de suas profundas ligações com Dianópolis.

Deixou uma filha, Maria Fernanda, que herdou do pai e também da mãe, a Professora Romilda Mourão, o gosto pelo estudo. Maria Fernanda vive com a mãe e é estudante de Medicina em Belo Horizonte.

Volta